O comércio eletrónico (eCommerce) está cada vez mais popular e é uma ótima maneira para as empresas de todos os tamanhos alcançarem e se relacionarem com os clientes. Se estás a pensar em começar uma loja online, o WordPress é uma plataforma popular e fácil de usar para criar e gerires a tua loja online.
Neste guia, indicarei como criar a tua loja online de eCommerce com WordPress.
Passo 1: Configura o teu site WordPress
Antes de começar a vender produtos online, precisarás de configurar um site e escolher um provedor de hospedagem e um nome de domínio. Existem muitos provedores de hospedagem disponíveis, cada um com suas próprias opções de recursos e preços. Depois de escolher um provedor de hospedagem, necessitarás de instalar e configurar o WordPress no teu site. Este último passo é geralmente efetuado no Cpanel e os provedores de hospedagem frequentemente disponibilizam esta opção em poucos cliques.
Passo 2: Instala um plugin de comércio eletrónico
Para adicionar funcionalidades de eCommerce ao teu site WordPress, precisarás de instalar um plugin de comércio eletrónico.
Existem vários plugins de comércio eletrónico disponíveis para o WordPress, sendo o mais famoso o WooCommerce . Esses plugins fornecem uma variedade de recursos e ferramentas para ajudar-te a gerir a tua loja online, incluindo páginas de produtos, funcionalidade de carrinho de compras e gestão de pedidos.
Passo 3: Personaliza o design e o layout da tua loja online
Depois de instalar um plugin de comércio eletrónico, poderás começar a personalizar o design e o layout da tua loja online. Isso inclui adicionar seu logotipo, escolher um esquema de cores e configurar o menu de navegação. Deverás também considerar como desejas organizar os produtos, usando categorias.
Passo 4: Adiciona produtos e gestão de stock
Depois da loja online estar configurada, precisarás de adicionar produtos e configurar páginas de produtos. Este processo envolve criar descrições, adicionar imagens e configurar informações de preço. Também deverás considerar usar opções de personalização, como opções de tamanho ou cor, se aplicável. Além disso, é importante monitorizar o nível de stock de cada produto e repor quando necessário para evitar que fique indisponível. Uma alternativa será também atribuir ao produto stock infinito, no entanto isto poderá causar problemas em relação aos produtos fisicamente disponíveis.
Passo 5: Aceita pagamentos com uma plataforma de pagamento
Para aceitar pagamentos online, terás de configurar uma plataforma de pagamento.
Existem várias opções disponíveis, como o PayPal ou o Stripe. A Stripe é uma plataforma de pagamento popular e fácil de usar que se integra perfeitamente com o WordPress, possibilitando ainda pagamentos por cartão de crédito/débito e até criação de referências multibanco ou pagamento com MBWay. Para configurar a Stripe, precisarás de criar uma conta e conectá-la à tua loja online através do plugin original Stripe.
Após o Website estar configurado e pronto a receber pagamentos online, resta iniciar a promoção da sua loja online, seja através da Social Media, da optimização de motores de busca (SEO) não esquecendo a estratégia de link building, as campanhas PPC no Google Ads e no Microsoft Ads, ou até mesmo por email marketing após ter alguns subscritores.
Lembra-te sempre, a estratégia passará pela utilização de um conjunto de táticas. Nenhuma loja online de sucesso chegou onde está focando-se apenas numa das ações previamente referidas. O caminho faz-se caminhando!
I think that is one of the most important information for me.
And i am satisfied reading your article. However should remark on few normal
issues, The web site taste is great, the articles is in point of fact nice
: D. Good job, cheers
Pingback: Auditoria de SEO no Lançamento de Novos Websites: Case Study